BOA NOITE PESSOAL! Finalmente a prova comentada. Olha, o nível aumentou muito em relação à
prova de janeiro de Curitiba. Algumas
questões bem difíceis, principalmente de atualidades do SFN. Mudou demais o
jeito da prova de atualidades comparada com a última. Conhecimentos bancários a
questão da CETIP era a mais difícil. E mkt? Algumas questões de autores bem
específicos. Esse que é o problema do marketing, muitos livros e autores, pode
cair de tudo! O resto não estava tão complicado...
bom, vamos para o que interessa! QUERIA APROVEITAR PARA AGRADECER OS ELOGIOS!!! MUITO OBRIGADO!! ESTAMOS JUNTOS NESSA!!!
26. Investimentos em infraestrutura são necessários para suportar
a dinâmica do crescimento econômico do País. Atualmente, dentre as entidades do
Sistema Financeiro Nacional, na concessão de financiamentos de projetos de longo
prazo, constata-se atuação com destaque
(A) das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.
(B) dos Bancos comerciais.
(C) do Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(D) das Companhias Hipotecárias.
(E) das Cooperativas Centrais de Crédito.
Comentário: financiamento de longo prazo só poderia ser BNDES,
ou bancos de desenvolvimento ou investimento.
27. Visando à obtenção de economia de custos operacionais e
à ampliação do atendimento a clientes, a tendência entre as instituições
financeiras públicas federais é
(A) formalizar um acordo de não concorrência entre essas
instituições.
(B) unificar as contas correntes bancárias.
(C) analisar e definir conjuntamente os limites individuais de
crédito.
(D) compartilhar a
rede de caixas eletrônicos e o acesso a determinados serviços em suas agências.
(E) determinar um limite de crédito consolidado para os portadores
dos cartões de crédito emitidos por elas.
Comentário: A letra D é a tendência. Exemplo: caixa e BB compartilham
seus autoatendimentos. Cliente do BB pode
utilizar a caixa e vice-versa.
28. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) promoveu
recentemente uma mudança na taxa de remuneração mínima dos títulos de
capitalização, que passou a ser
(A) de 90% do juro da poupança.
(B) de 0,35%, no caso
dos produtos tradicionais.
(C) de 0,88%, para o segmento popular e de incentivo.
(D) idêntica à remuneração trimestral da poupança.
(E) idêntica à remuneração mensal da poupança.
Comentário: Questão muito
difícil de atualidades...tirou do fundo do baú. Nem eu sabia que isso tinha
sido aprovado....
29. No atual debate que se dá pelos meios de comunicação sobre
a questão do controle da inflação, entre as medidas cogitadas, encontra-se a
(A) elevação da taxa
básica de juros.
(B) desoneração de tributos incidentes sobre o lucro das empresas
estatais.
(C) redução do teto da meta anual da inflação estipulada pelo
Ministério do Planejamento.
(D) restrição dos investimentos estrangeiros diretos.
(E) antecipação de reajuste de tarifas de transporte público.
Comentário: vimos em
aula, eleva taxa SELIC com a intenção de conter a inflação, são inversamente
proporcionais, política contracionista dos meios de pagamento e redução de
liquidez.
30. Ao final de 2012, o Banco Central do Brasil divulgou,
por meio da diretoria de fiscalização, que vai passar a monitorar a conduta das
instituições financeiras para além dos temas de liquidez e solvência. O
objetivo será fazer a chamada supervisão de conduta, com a missão de verificar
se as instituições estão seguindo as regras atualmente existentes para uma
série de assuntos, que incluem
(A) incentivos fiscais para abertura de novas agências.
(B) restrição ao funcionamento de entidades controladas por
capital estrangeiro.
(C) popularização do investimento individual em títulos públicos.
(D) determinação de áreas de atuação segregadas para bancos
oficiais e privados.
(E) monitoramento do
relacionamento com correspondentes bancários.
Comentário: questão dificílima de atualidades. Está ligado com uma notícia do site da
contraf http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=32366. A tendência é a fiscalização dos
correspodentes que trabalham como se fossem bancários e prestam serviços para
os bancos. Caprichou nessa...:(
35 . As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado
de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o
processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse
assunto, é correto afirmar que
(A) as instituições focam a impessoalidade através do sistema
hierarquizado. (ERRO)
(B) o especialista em
vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade
da instituição perante os clientes finais. (CERTA)
(C) o especialista em vendas se preocupa com a burocracia (ERRO) dos serviços
para fidelização dos clientes.
(D) as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição,
sem preocupação (ERRO) com os
clientes.
(E) as instituições não focam apenas os aspectos humanos e
nem sempre se preocupam com sua imagem. (SEM
SENTIDO)
36. O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em nível
proativo, de forma que ele vende os serviços e faz consultas posteriores ao
consumidor para obter o feedback quanto ao nível de satisfação e auxiliá-lo na
utilização do produto. O processo de feedback, nesta ação e
reação de relacionamento e comunicação, favorece
(A) a comunicação em massa através da linha de vendas.
(B) um sistema de relacionamento ineficaz.
(C) um sistema de
comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações.
(D) uma comunicação variada em que existem várias maneiras
de administrar.
(E) uma comunicação limitada por normas escritas.
Comentário: famoso feedback = retorno. Pesquisa de satisfação é um tipo de feedback
que o cliente dá para a empresa, com o
intuito de melhoria contínua.
37. Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas
estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao
planejamento de vendas em si,
(A) cabe aos sistemas de informação a definição do nível a
ser aplicado aos recursos humanos.
(B) as vendas estão relacionadas ao planejamento estratégico
de longo prazo.
(C) as vendas estão
relacionadas com os níveis estratégico, tático e operacional.
(D) cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria
para implantar programas de metas de retenção de clientes.
(E) cabe aos subsistemas de planejamento a integração das
diversas partes.
Comentário: questão C menos pior, pois as vendas estão ligadas com
todos os níveis de estratégias como vimos: começa desde a diretoria de vendas(estratégico)
até o vendedor da agência ( operacional). Poderia ser a questão B, pois estão
relacionadas ao longo prazo também. O problema é que não somente ao longo, mas
temos objetivos e metas de curto e médios prazos também. Mas ele não disse somente... bom sabemos como
é concurso não é mesmo? Então você vai na mesmo pior... :P
38. A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação
integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância
dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para
completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que consiste a sua força. Dessa
forma, as promoções de vendas são direcionadas
(A) aos
intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.
(B) aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor
final.
(C) à divulgação de um novo produto em aberto, internamente
na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu
desenvolvimento.
(D) à avaliação de novos clientes e produtos em busca da
comunicação integrada.
(E) à relação entre custos e benefícios no perfil desejado
da venda.
Comentário: ficamos com a A por eliminação. Em geral a
promoção de vendas é destinada ao meu cliente.
Tem gente que marcou a B. Mas pergunto: como posso fazer uma promoção de
vendas destinadas aos produtos? Eles não compram nada, e sim, pessoas que
adquirem.
39. Forças dinâmicas
e interrelacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico,
apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os
mercados-alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007)
Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre
as variáveis ambientais que influem no planejamento estratégico as de
(A) planejamento estratégico empresarial e o plano de negócios
que possibilita a análise e o trabalho em grupo.
(B) planejamento tático e interferências no planejamento do
plano de negócios.
(C) política de regras e políticas disciplinares, em relação
ao ambiente externo.
(D) nível
macroambiental e microambiental que favorecem a análise ambiental.
(E) política de regras e políticas disciplinares, em relação
ao ambiente interno.
Comentário: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças =
matriz swot = analise do ambiente externo ( macro) e interno ( micro ) .
40. A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades
de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas
atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa
decisão, é
(A) a menor possibilidade de venda cruzada.
(B) a proposta de relacionamento menos próximo.
(C) a liberação de tempo do front Office para um relacionamento
de melhor qualidade.
(D) o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
(E) a imagem de
serviço personalizado e customizado.
Comentário: Maior número de
atendentes de linha de frente permite que eu dê um atendimento que vá aos
interesses do meu cliente. Lembre-se que no atendimento bancário temos a
VARIABILIDADE, por isso temos que SER FLEXIVEIS. Quanto mais personalizado o
atendimento melhor, pois cada um tem o seu padrão de qualidade, que é um
atributo subjetivo e pessoal. O tempo
não necessariamente está ligado com qualidade! Um atendimento personalizado às
vezes demora bastante e o cliente mesmo assim sai satisfeito.
41. Neymar Neto considera-se cliente fiel do Banco STU. Consultado
sobre as razões de sua fidelidade, afirmou que, sem dúvida, o que o fez escolher
esse banco foi a maneira como é atendido. A qualidade do atendimento bancário pode
ser uma estratégia para atrair e fidelizar clientes, pois
(A) as estruturas físicas de atendimento dos bancos de varejo
apresentam forte customização.
(B) o varejo bancário tem dificuldades na igualação das tarifas
praticadas pelos diferentes bancos.
(C) o serviço pode
ser percebido pelo cliente como um diferencial.
(D) a grande diferenciação de produtos, entre bancos de varejo,
faz com que o cliente perca referências competitivas.
(E) os clientes não estão aptos a perceber pequenas gradações
na qualidade de atendimento.
Comentário: se os
produtos bancários estão altamente padronizados, o grande diferencial estará no
atendimento, pois se tem a variabilidade. É uma das maneiras que o banco pode se
destacar de outro no mercado.
42. Para melhor atender e convencer o cliente em uma ação de
telemarketing, o atendente não deve interromper a fala do cliente, deve anotar
as solicitações e as informações importantes. A comunicação clara e objetiva
favorece um bom atendimento. Contribui com essas ações o comportamento
(A) persuasivo, com imprestabilidade
e clareza. ( kkkk!!) Ser imprestável nessas
horas não dá mesmo!
(B) atencioso,
solícito e prestativo. (CERTO)
(C) tolerante, impassível
e impositivo. (ERRADO)
(D) cordial, com clareza e intolerância. (ERRADO)
(E) impositivo, com clareza e refutação constante. (ERRADO)
Comentário. Questão de comportamento e educação. Vai pela
intuição que mata.
43. A utilização de uma voz alegre, clara e calorosa é essencial
para gerar empatia e garantir êxito em um contato telefônico profissional.
Dentre outras, uma característica
da empatia é a capacidade de
(A) ter firmeza no ritmo e tom vocal para persuadir com autoritarismo.
(B) agir em benefício próprio.
(C) interromper a fala do cliente no momento exato.
(D) motivar o contato telefônico, por meio de entonação lenta
e pausada com refutação contínua.
(E) compreender o
sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Comentário: conceito
de empatia: a arte de se colocar na situação do cliente.
44. Segundo a Resolução CMN no 3.849/2010, no tocante à instituição
do componente organizacional de ouvidoria, o estatuto ou contrato social da
Instituição Financeira deve
conter, de forma expressa,
(A) o relatório quantitativo e qualitativo acerca da atuação
da ouvidoria, contendo as proposições quanto às medidas corretivas ou de
aprimoramento de procedimentos e rotinas, em decorrência da análise das reclamações
recebidas.
(B) o nome do ouvidor, que deverá ser o do ouvidor da associação
de classe, bolsa de valores ou bolsa de mercadorias e de futuros, entidade ou
empresa que constituir a ouvidoria.
(C) o compromisso
expresso da instituição no sentido de criar condições adequadas para o
funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela
transparência, independência, imparcialidade e isenção.
(D) o relatório semestral, na forma definida pelo Banco Central
do Brasil, relativo às atividades da ouvidoria, sempre que identificada
ocorrência relevante.
(E) as obrigações da instituição a fim de dificultar o acesso
da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada
às reclamações recebidas, prescindindo do apoio administrativo.
Comentário: resolução
3.849 do CMN art. 3º, III, alínea a).
Control C + V da resolução.
45. A tabela abaixo apresenta em sua primeira coluna uma relação
contendo as três “estratégias genéricas” que um banco pode escolher, a fim de
enfrentar a concorrência. A
segunda coluna apresenta três ações ligadas a cada uma delas.
Estratégias Competitivas Ações
I. Liderança no custo total
1. Fusão bancária
II. Diferenciação
2. Privilégio ao financiamento rural
III. Enfoque
3. Criação de produto considerado único
As estratégias e suas respectivas ações estão corretamente
correlacionadas em:
(A) I-3; II-1; III-2.
(B) I-1; II-3; III-2.
(C) I-2; II-1; III-3.
(D) I-1; II-2; III-3.
(E) I-2; II-3; III-1.
Comentário: estratégias genéricas de PORTER, um autor super
específico. Mas com o que vimos dava pra matar. A questão está falando de
vantagem competitiva ou diferencial competitivo. Podemos se diferenciar, no
caso do POTER, em preço, fazer uma coisa nova ou se especializar em fazer uma
coisa só e bem feita.
Custo = fusão bancária.
Bancos unidos, menos funcionários, menos agencias, menos custos em
geral. Exemplo: Itau + Unibanco= redução
de custos.
Diferenciação: criação de um produto que só você tem =
inovação como vantagem competitiva.
Foco = fazer uma coisa só em bem feita. Só o BB tem determinados tipos de crédito
rural. O BB é um especialista no crédito rural.
46. Considere um setor bancário hipotético com as seguintes características:
inexistência de economias de escala; clientes com baixo custo de troca de
banco; baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas
públicas restritivas. Dentre as denominadas cinco forças competitivas de Porter,
a mais relevante como ameaça a um banco em funcionamento, diante da estrutura
setorial apresentada, é
(A) a pressão de produtos e serviços complementares.
(B) a ausência de rivalidade entre os concorrentes.
(C) o baixo poder de negociação dos clientes.
(D) a possibilidade
de novos entrantes.
(E) o poder de negociação dos fornecedores.
É pessoal, esse assunto aqui faltou... O examinador gosta
mesmo desse autor: Michael Porter. Minhas referências foram outras! Peço desculpas...:(
47. O Banco LMN deseja incrementar a fidelização de determinado
segmento de clientes atuais. Para tanto, elaborou uma estratégia que visa à
ampliação do valor entregue aos correntistas, com base na teoria do marketing que
define o conceito de proposta de valor. Segundo essa teoria, uma ação que
representa a proposta de entrega de alto valor ao cliente é
(A) o projeto de melhora na distribuição de dividendos aos
acionistas.
(B) o aumento dos investimentos em automação bancária.
(C) a fusão de agências de uma mesma praça.
(D) o investimento visando a redução do consumo de energia e
redução de gastos com material de escritório.
(E) a oferta de
solidez institucional, confiabilidade, rapidez e simpatia no atendimento.
Comentário: Valor (percepção do cliente) = Benefícios –
Custos.
48. O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar
fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer
sua lucratividade crescer.
NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade
por fidelização do cliente:
(A) a constituição de
barreira à entrada de novos competidores.
(B) o aumento do número de compras.
(C) a redução de custos operacionais.
(D) a indicação a outros clientes.
(E) a disposição para pagar preços mais elevados.
Comentário: Vantagens de termos
clientes fiéis: indicam para outras pessoas o produto/serviço, gosta tanto da
marca que paga mais por isso, compras repetidas e o banco gasta menos com
clientes fiéis do que com novos clientes (menos custos operacionais com propaganda,
telemarketing, etc..). Lembra do mkt de relacionamento? O foco em Manter a base
atual de clientes reduz custos, pois é mais barato do que conquistar novos (
marketing transacional).
54. A Cetip S.A. −Mercados Organizados é uma câmara utilizada
pelos participantes do mercado financeiro e de capitais para o registro
eletrônico da colocação, o depósito e a
liquidação financeira de diversos ativos, dentre os quais estão
os
(A) Títulos da Dívida Agrária e os Contratos a Termo de Ações.
(B) Bônus de Subscrição e as Notas do Tesouro Nacional.
(C) Certificados de Depósito Bancário e as Letras Financeiras
do Tesouro.
(D) Certificados de
Recebíveis do Agronegócio e as Debêntures.
(E) Commercial Papers
e os Brazilian Depositary Receipts.
Comentário:
examinador bem criativo...questão difícil...mas com aqueles macetes acho que dava
pra matar. O que não está no CETIP? O QUE ESTÁ NO SELIC E TUDO LIGADO A AÇÕES.
a) Ações... não está no cetip
b) Bônus de subscrição = ligado a ações.
c) Letras financeiras do tesouro = está no
selic
d) CETIP!!
e) Commercial papers sim, mas o Brasilian
depositary Receipts: bolsa de valores.
55. O Comitê de Política Monetária (COPOM), instituído pelo
Banco Central do Brasil em 1996 e composto por membros
daquela instituição, toma decisões
(A) conforme os votos
da Diretoria Colegiada.
(B) sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
(C) a respeito dos depósitos compulsórios dos bancos
comerciais.
(D) de acordo com a maioria dos participantes nas reuniões
periódicas de dois dias.
(E) a serem ratificadas pelo Ministro da Fazenda.
Comentário: COPOM = diretoria colegiada do BACEN que se reúne
8 vezes por ano para determinar a taxa selic e seu eventual viés.
56. Em 2010 ocorreu, simultaneamente, a distribuição pública
primária e secundária de ações de emissão do Banco do Brasil, com registros na
Comissão de Valores Mobiliários.
Neste caso, como em outras operações da mesma natureza e
produto no mercado de capitais, a relação entre capital próprio e de terceiros
da empresa
(A) foi alterada pela
parcela de recursos originada com as novas ações emitidas.
(B) passou a ser influenciada pela cotação das ações em
bolsa de valores.
(C) não sofreu nenhuma influência.
(D) sofreu alteração em função da venda das ações dos acionistas
do grupo controlador.
(E) foi modificada pela captação integral dos recursos obtidos
nas ofertas primária e secundária.
Comentário: mercado primário o banco do Brasil emite
novas ações e as vende, capitalizando o banco.
No secundário o BB não ganha mais nada.
É relação entre investidores.
57. O COAF −Conselho de Controle de Atividades Financeiras
compõe a estrutura legal brasileira para lidar com o problema da lavagem de
dinheiro e tem como missão
(A) discriminar as atividades principal ou acessória de pessoas
físicas e jurídicas sujeitas às obrigações previstas em lei.
(B) autorizar, em conjunto com os bancos, o ingresso de recursos
internacionais por meio de contratos de câmbio.
(C) julgar se é de origem lícita a incorporação na economia,
de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores.
(D) identificar e apontar para a Secretaria da Receita Federal
do Brasil os casos de ilícito fiscal envolvendo lavagem de dinheiro.
(E) prevenir a
utilização dos setores econômicos para lavagem de dinheiro e financiamento do
terrorismo.
Comentário: o coaf faz cruzamento de dados e informa os
mesmos para os órgãos competentes, como polícia federal, etc. O coaf não prende nem julga. Receita federal o crime é de sonegação fiscal
e não de lavagem.
58. As linhas bancárias de crédito rural possibilitam ao
cliente acessar financiamento
(A) para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento
se estenda por um único ciclo produtivo.
(B) para atividades
de comercialização da produção.
(C) do custeio das despesas pessoais e familiares.
(D) com liberação de uma só vez, independentemente do
cronograma de aquisições e serviços.
(E) sem apresentação de garantias ao financiador.
Comentário: Crédito rural pode ser dado para
aproveitamento de vários ciclos produtivos ( um trator, uma colheitadeira,
etc.), a liberação pode ser dada em etapas conforme cronograma de atividades,
sempre tem que haver garantias, mesmo que pessoais, e possibilita atividade de comercialização
da produção. Lembram? Tem crédito rural pra tudo!! ;)
59. O penhor mercantil é modalidade de garantia que pode ser
exigida por operadores do Sistema Financeiro Nacional na formalização de
operações de crédito em que
(A) os recursos liberados permaneçam depositados na mesma
instituição financeira.
(B) haja dispensa de fiel depositário.
(C) o valor atualizado do bem não exceda 50% do valor financiado.
(D) esse direito
recaia sobre bens móveis.
(E) o devedor possa substituir os bens empenhados sem
autorização prévia do credor.
Comentário: Conceito
de Penhor. Operação de crédito que eu
dou um BEM MÓVEL em garantia.
60. As operações denominadas Crédito Direto ao Consumidor são
caracterizadas
(A) pela ausência de gravame no caso de financiamento de
veículos usados.
(B) pela não incidência de IOF para contratos com pessoa
física.
(C) por destinação ao
financiamento de bens e serviços para pessoas físicas ou jurídicas.
(D) pela dispensa da informação do Custo Efetivo Total para
clientes correntistas dos bancos.
(E) pela impossibilidade de antecipação de pagamento de
parcelas.
Comentário: A
resposta era o conceito de CDC: empréstimos/financiamentos para pessoas físicas
ou jurídicas, podendo envolver bens. E quando é envolvido um bem, como um
carro, ele é alienado (registro do gravame).