segunda-feira, 27 de maio de 2013

GABARITO COMENTADO PROVA BANCO DO BRASIL MAIO 2013




BOA NOITE PESSOAL! Finalmente a prova comentada.  Olha, o nível aumentou muito em relação à prova de janeiro de Curitiba.  Algumas questões bem difíceis, principalmente de atualidades do SFN. Mudou demais o jeito da prova de atualidades comparada com a última. Conhecimentos bancários a questão da CETIP era a mais difícil. E mkt? Algumas questões de autores bem específicos. Esse que é o problema do marketing, muitos livros e autores, pode cair de tudo!  O resto não estava tão complicado... bom, vamos para o que interessa! QUERIA APROVEITAR PARA AGRADECER OS ELOGIOS!!! MUITO OBRIGADO!! ESTAMOS JUNTOS NESSA!!!

26. Investimentos em infraestrutura são necessários para suportar a dinâmica do crescimento econômico do País. Atualmente, dentre as entidades do Sistema Financeiro Nacional, na concessão de financiamentos de projetos de longo prazo, constata-se atuação com destaque
(A) das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.
(B) dos Bancos comerciais.
(C) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(D) das Companhias Hipotecárias.
(E) das Cooperativas Centrais de Crédito.
Comentário:  financiamento de longo prazo só poderia ser BNDES, ou bancos de desenvolvimento ou investimento.

27. Visando à obtenção de economia de custos operacionais e à ampliação do atendimento a clientes, a tendência entre as instituições financeiras públicas federais é
(A) formalizar um acordo de não concorrência entre essas instituições.
(B) unificar as contas correntes bancárias.
(C) analisar e definir conjuntamente os limites individuais de crédito.
(D) compartilhar a rede de caixas eletrônicos e o acesso a determinados serviços em suas agências.
(E) determinar um limite de crédito consolidado para os portadores dos cartões de crédito emitidos por elas.
Comentário:  A letra D é a tendência. Exemplo: caixa e BB compartilham seus autoatendimentos.  Cliente do BB pode utilizar a caixa e vice-versa.
28. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) promoveu recentemente uma mudança na taxa de remuneração mínima dos títulos de capitalização, que passou a ser
(A) de 90% do juro da poupança.
(B) de 0,35%, no caso dos produtos tradicionais.
(C) de 0,88%, para o segmento popular e de incentivo.
(D) idêntica à remuneração trimestral da poupança.
(E) idêntica à remuneração mensal da poupança.
Comentário: Questão muito difícil de atualidades...tirou do fundo do baú. Nem eu sabia que isso tinha sido aprovado....

29. No atual debate que se dá pelos meios de comunicação sobre a questão do controle da inflação, entre as medidas cogitadas, encontra-se a
(A) elevação da taxa básica de juros.
(B) desoneração de tributos incidentes sobre o lucro das empresas estatais.
(C) redução do teto da meta anual da inflação estipulada pelo Ministério do Planejamento.
(D) restrição dos investimentos estrangeiros diretos.
(E) antecipação de reajuste de tarifas de transporte público.
Comentário: vimos em aula, eleva taxa SELIC com a intenção de conter a inflação, são inversamente proporcionais, política contracionista dos meios de pagamento e redução de liquidez.

30. Ao final de 2012, o Banco Central do Brasil divulgou, por meio da diretoria de fiscalização, que vai passar a monitorar a conduta das instituições financeiras para além dos temas de liquidez e solvência. O objetivo será fazer a chamada supervisão de conduta, com a missão de verificar se as instituições estão seguindo as regras atualmente existentes para uma série de assuntos, que incluem
(A) incentivos fiscais para abertura de novas agências.
(B) restrição ao funcionamento de entidades controladas por capital estrangeiro.
(C) popularização do investimento individual em títulos públicos.
(D) determinação de áreas de atuação segregadas para bancos oficiais e privados.
(E) monitoramento do relacionamento com correspondentes bancários.
Comentário:  questão dificílima de atualidades.  Está ligado com uma notícia do site da contraf http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=32366.  A tendência é a fiscalização dos correspodentes que trabalham como se fossem bancários e prestam serviços para os bancos.  Caprichou nessa...:(
35 . As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
(A) as instituições focam a impessoalidade através do sistema hierarquizado.  (ERRO)
(B) o especialista em vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade da instituição perante os clientes finais.  (CERTA)
(C) o especialista em vendas se preocupa com a burocracia (ERRO) dos serviços para fidelização dos clientes.
(D) as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição, sem preocupação (ERRO) com os clientes.
(E) as instituições não focam apenas os aspectos humanos e nem sempre se preocupam com sua imagem. (SEM SENTIDO)
36. O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em nível proativo, de forma que ele vende os serviços e faz consultas posteriores ao consumidor para obter o feedback quanto ao nível de satisfação e auxiliá-lo na utilização do produto. O processo de feedback, nesta ação e
reação de relacionamento e comunicação, favorece
(A) a comunicação em massa através da linha de vendas.
(B) um sistema de relacionamento ineficaz.
(C) um sistema de comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações.
(D) uma comunicação variada em que existem várias maneiras de administrar.
(E) uma comunicação limitada por normas escritas.
Comentário: famoso feedback = retorno.  Pesquisa de satisfação é um tipo de feedback que o cliente dá para a  empresa, com o intuito de melhoria contínua.

37. Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,
(A) cabe aos sistemas de informação a definição do nível a ser aplicado aos recursos humanos.
(B) as vendas estão relacionadas ao planejamento estratégico de longo prazo.
(C) as vendas estão relacionadas com os níveis estratégico, tático e operacional.
(D) cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria para implantar programas de metas de retenção de clientes.
(E) cabe aos subsistemas de planejamento a integração das diversas partes.
Comentário: questão C  menos pior, pois as vendas estão ligadas com todos os níveis de estratégias como vimos: começa desde a diretoria de vendas(estratégico) até o vendedor da agência ( operacional).  Poderia ser a questão B, pois estão relacionadas ao longo prazo também. O problema é que não somente ao longo, mas temos objetivos e metas de curto e médios prazos também.  Mas ele não disse somente... bom sabemos como é concurso não é mesmo? Então você vai na mesmo pior... :P
38. A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que consiste a sua força. Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas
(A) aos intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.
(B) aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor final.
(C) à divulgação de um novo produto em aberto, internamente na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu desenvolvimento.
(D) à avaliação de novos clientes e produtos em busca da comunicação integrada.
(E) à relação entre custos e benefícios no perfil desejado da venda.
Comentário: ficamos com a A por eliminação. Em geral a promoção de vendas é destinada ao meu cliente.  Tem gente que marcou a B. Mas pergunto: como posso fazer uma promoção de vendas destinadas aos produtos? Eles não compram nada, e sim, pessoas que adquirem.

39.  Forças dinâmicas e interrelacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico, apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os mercados-alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007)
Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre as variáveis ambientais que influem no planejamento estratégico as de
(A) planejamento estratégico empresarial e o plano de negócios que possibilita a análise e o trabalho em grupo.
(B) planejamento tático e interferências no planejamento do plano de negócios.
(C) política de regras e políticas disciplinares, em relação ao ambiente externo.
(D) nível macroambiental e microambiental que favorecem a análise ambiental.
(E) política de regras e políticas disciplinares, em relação ao ambiente interno.
Comentário: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças = matriz swot = analise do ambiente externo ( macro) e interno ( micro ) .


40. A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é
(A) a menor possibilidade de venda cruzada.
(B) a proposta de relacionamento menos próximo.
(C) a liberação de tempo do front Office para um relacionamento de melhor qualidade.
(D) o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
(E) a imagem de serviço personalizado e customizado.
Comentário: Maior número de atendentes de linha de frente permite que eu dê um atendimento que vá aos interesses do meu cliente. Lembre-se que no atendimento bancário temos a VARIABILIDADE, por isso temos que SER FLEXIVEIS. Quanto mais personalizado o atendimento melhor, pois cada um tem o seu padrão de qualidade, que é um atributo subjetivo e pessoal.  O tempo não necessariamente está ligado com qualidade! Um atendimento personalizado às vezes demora bastante e o cliente mesmo assim sai satisfeito.

41. Neymar Neto considera-se cliente fiel do Banco STU. Consultado sobre as razões de sua fidelidade, afirmou que, sem dúvida, o que o fez escolher esse banco foi a maneira como é atendido. A qualidade do atendimento bancário pode ser uma estratégia para atrair e fidelizar clientes, pois
(A) as estruturas físicas de atendimento dos bancos de varejo apresentam forte customização.
(B) o varejo bancário tem dificuldades na igualação das tarifas praticadas pelos diferentes bancos.
(C) o serviço pode ser percebido pelo cliente como um diferencial.
(D) a grande diferenciação de produtos, entre bancos de varejo, faz com que o cliente perca referências competitivas.
(E) os clientes não estão aptos a perceber pequenas gradações na qualidade de atendimento.
Comentário: se os produtos bancários estão altamente padronizados, o grande diferencial estará no atendimento, pois se tem a variabilidade.  É uma das maneiras que o banco pode se destacar de outro no mercado.


42. Para melhor atender e convencer o cliente em uma ação de telemarketing, o atendente não deve interromper a fala do cliente, deve anotar as solicitações e as informações importantes. A comunicação clara e objetiva favorece um bom atendimento. Contribui com essas ações o comportamento
(A) persuasivo, com imprestabilidade e clareza.  ( kkkk!!) Ser imprestável nessas horas não dá mesmo!
(B) atencioso, solícito e prestativo.  (CERTO)
(C) tolerante, impassível e impositivo.  (ERRADO)
(D) cordial, com clareza e intolerância.  (ERRADO)
(E) impositivo, com clareza e refutação constante.  (ERRADO)
Comentário. Questão de comportamento e educação. Vai pela intuição que mata.

43. A utilização de uma voz alegre, clara e calorosa é essencial para gerar empatia e garantir êxito em um contato telefônico profissional. Dentre outras, uma característica
da empatia é a capacidade de
(A) ter firmeza no ritmo e tom vocal para persuadir com autoritarismo.
(B) agir em benefício próprio.
(C) interromper a fala do cliente no momento exato.
(D) motivar o contato telefônico, por meio de entonação lenta e pausada com refutação contínua.
(E) compreender o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Comentário: conceito de empatia: a arte de se colocar na situação do cliente.

44. Segundo a Resolução CMN no 3.849/2010, no tocante à instituição do componente organizacional de ouvidoria, o estatuto ou contrato social da Instituição Financeira deve
conter, de forma expressa,
(A) o relatório quantitativo e qualitativo acerca da atuação da ouvidoria, contendo as proposições quanto às medidas corretivas ou de aprimoramento de procedimentos e rotinas, em decorrência da análise das reclamações recebidas.
(B) o nome do ouvidor, que deverá ser o do ouvidor da associação de classe, bolsa de valores ou bolsa de mercadorias e de futuros, entidade ou empresa que constituir a ouvidoria.
(C) o compromisso expresso da instituição no sentido de criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção.
(D) o relatório semestral, na forma definida pelo Banco Central do Brasil, relativo às atividades da ouvidoria, sempre que identificada ocorrência relevante.
(E) as obrigações da instituição a fim de dificultar o acesso da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada às reclamações recebidas, prescindindo do apoio administrativo.
Comentário:  resolução 3.849 do CMN art. 3º, III, alínea a).   Control C + V da resolução.

45. A tabela abaixo apresenta em sua primeira coluna uma relação contendo as três “estratégias genéricas” que um banco pode escolher, a fim de enfrentar a concorrência. A
segunda coluna apresenta três ações ligadas a cada uma delas.
Estratégias Competitivas Ações
I. Liderança no custo total
1. Fusão bancária
II. Diferenciação
2. Privilégio ao financiamento rural
III. Enfoque
3. Criação de produto considerado único
As estratégias e suas respectivas ações estão corretamente correlacionadas em:
(A)  I-3; II-1; III-2.
(B)  I-1; II-3; III-2.
(C)  I-2; II-1; III-3.
(D)  I-1; II-2; III-3.
(E)  I-2; II-3; III-1.
Comentário: estratégias genéricas de PORTER, um autor super específico. Mas com o que vimos dava pra matar. A questão está falando de vantagem competitiva ou diferencial competitivo. Podemos se diferenciar, no caso do POTER, em preço, fazer uma coisa nova ou se especializar em fazer uma coisa só e bem feita.
Custo = fusão bancária.  Bancos unidos, menos funcionários, menos agencias, menos custos em geral.  Exemplo: Itau + Unibanco= redução de custos.
Diferenciação: criação de um produto que só você tem = inovação como vantagem competitiva.
Foco = fazer uma coisa só em bem feita.  Só o BB tem determinados tipos de crédito rural. O BB é um especialista no crédito rural.

46. Considere um setor bancário hipotético com as seguintes características: inexistência de economias de escala; clientes com baixo custo de troca de banco; baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas públicas restritivas. Dentre as denominadas cinco forças competitivas de Porter, a mais relevante como ameaça a um banco em funcionamento, diante da estrutura setorial apresentada, é
(A) a pressão de produtos e serviços complementares.
(B) a ausência de rivalidade entre os concorrentes.
(C) o baixo poder de negociação dos clientes.
(D) a possibilidade de novos entrantes.
(E) o poder de negociação dos fornecedores.

É pessoal, esse assunto aqui faltou... O examinador gosta mesmo desse autor: Michael Porter. Minhas referências foram outras!  Peço desculpas...:(

47. O Banco LMN deseja incrementar a fidelização de determinado segmento de clientes atuais. Para tanto, elaborou uma estratégia que visa à ampliação do valor entregue aos correntistas, com base na teoria do marketing que define o conceito de proposta de valor. Segundo essa teoria, uma ação que representa a proposta de entrega de alto valor ao cliente é
(A) o projeto de melhora na distribuição de dividendos aos acionistas.
(B) o aumento dos investimentos em automação bancária.
(C) a fusão de agências de uma mesma praça.
(D) o investimento visando a redução do consumo de energia e redução de gastos com material de escritório.
(E) a oferta de solidez institucional, confiabilidade, rapidez e simpatia no atendimento.
Comentário: Valor (percepção do cliente) = Benefícios – Custos. 

48. O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer sua lucratividade crescer.
NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade por fidelização do cliente:
(A) a constituição de barreira à entrada de novos competidores.
(B) o aumento do número de compras.
(C) a redução de custos operacionais.
(D) a indicação a outros clientes.
(E) a disposição para pagar preços mais elevados.

Comentário: Vantagens de termos clientes fiéis: indicam para outras pessoas o produto/serviço, gosta tanto da marca que paga mais por isso, compras repetidas e o banco gasta menos com clientes fiéis do que com novos clientes (menos custos operacionais com propaganda, telemarketing, etc..). Lembra do mkt de relacionamento? O foco em Manter a base atual de clientes reduz custos, pois é mais barato do que conquistar novos ( marketing transacional).

54. A Cetip S.A. −Mercados Organizados é uma câmara utilizada pelos participantes do mercado financeiro e de capitais para o registro eletrônico da colocação, o depósito e a
liquidação financeira de diversos ativos, dentre os quais estão os
(A) Títulos da Dívida Agrária e os Contratos a Termo de Ações.
(B) Bônus de Subscrição e as Notas do Tesouro Nacional.
(C) Certificados de Depósito Bancário e as Letras Financeiras do Tesouro.
(D) Certificados de Recebíveis do Agronegócio e as Debêntures.
(E)  Commercial Papers e os  Brazilian Depositary Receipts.
Comentário: examinador bem criativo...questão difícil...mas com aqueles macetes acho que dava pra matar.  O que não está no CETIP?  O QUE ESTÁ NO SELIC E TUDO LIGADO A AÇÕES.
a)      Ações... não está no cetip
b)      Bônus de subscrição = ligado a ações.
c)       Letras financeiras do tesouro = está no selic
d)      CETIP!!
e)      Commercial papers sim, mas o Brasilian depositary Receipts: bolsa de valores.
55. O Comitê de Política Monetária (COPOM), instituído pelo
Banco Central do Brasil em 1996 e composto por membros daquela instituição, toma decisões
(A) conforme os votos da Diretoria Colegiada.
(B) sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
(C) a respeito dos depósitos compulsórios dos bancos
comerciais.
(D) de acordo com a maioria dos participantes nas reuniões periódicas de dois dias.
(E) a serem ratificadas pelo Ministro da Fazenda.
Comentário: COPOM = diretoria colegiada do BACEN que se reúne 8 vezes por ano para determinar a taxa selic e seu eventual viés.

56. Em 2010 ocorreu, simultaneamente, a distribuição pública primária e secundária de ações de emissão do Banco do Brasil, com registros na Comissão de Valores Mobiliários.
Neste caso, como em outras operações da mesma natureza e produto no mercado de capitais, a relação entre capital próprio e de terceiros da empresa
(A) foi alterada pela parcela de recursos originada com as novas ações emitidas.
(B) passou a ser influenciada pela cotação das ações em bolsa de valores.
(C) não sofreu nenhuma influência.
(D) sofreu alteração em função da venda das ações dos acionistas do grupo controlador.
(E) foi modificada pela captação integral dos recursos obtidos nas ofertas primária e secundária.
Comentário:  mercado primário o banco do Brasil emite novas ações e as vende, capitalizando o banco.  No secundário o BB não ganha mais nada.  É relação entre investidores.

57. O COAF −Conselho de Controle de Atividades Financeiras compõe a estrutura legal brasileira para lidar com o problema da lavagem de dinheiro e tem como missão
(A) discriminar as atividades principal ou acessória de pessoas físicas e jurídicas sujeitas às obrigações previstas em lei.
(B) autorizar, em conjunto com os bancos, o ingresso de recursos internacionais por meio de contratos de câmbio.
(C) julgar se é de origem lícita a incorporação na economia, de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores.
(D) identificar e apontar para a Secretaria da Receita Federal do Brasil os casos de ilícito fiscal envolvendo lavagem de dinheiro.
(E) prevenir a utilização dos setores econômicos para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Comentário:  o coaf faz cruzamento de dados e informa os mesmos para os órgãos competentes, como polícia federal, etc.  O coaf não prende nem julga.  Receita federal o crime é de sonegação fiscal e não de lavagem.


58. As linhas bancárias de crédito rural possibilitam ao cliente acessar financiamento
(A) para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por um único ciclo produtivo.
(B) para atividades de comercialização da produção.
(C) do custeio das despesas pessoais e familiares.
(D) com liberação de uma só vez, independentemente do cronograma de aquisições e serviços.
(E) sem apresentação de garantias ao financiador.
Comentário:  Crédito rural pode ser dado para aproveitamento de vários ciclos produtivos ( um trator, uma colheitadeira, etc.), a liberação pode ser dada em etapas conforme cronograma de atividades, sempre tem que haver garantias, mesmo que pessoais, e possibilita atividade de comercialização da produção. Lembram? Tem crédito rural pra tudo!! ;)
59. O penhor mercantil é modalidade de garantia que pode ser exigida por operadores do Sistema Financeiro Nacional na formalização de operações de crédito em que
(A) os recursos liberados permaneçam depositados na mesma instituição financeira.
(B) haja dispensa de fiel depositário.
(C) o valor atualizado do bem não exceda 50% do valor financiado.
(D) esse direito recaia sobre bens móveis.
(E) o devedor possa substituir os bens empenhados sem autorização prévia do credor.
Comentário: Conceito de Penhor.  Operação de crédito que eu dou um BEM MÓVEL em garantia.
60. As operações denominadas Crédito Direto ao Consumidor são caracterizadas
(A) pela ausência de gravame no caso de financiamento de veículos usados.
(B) pela não incidência de IOF para contratos com pessoa física.
(C) por destinação ao financiamento de bens e serviços para pessoas físicas ou jurídicas.
(D) pela dispensa da informação do Custo Efetivo Total para clientes correntistas dos bancos.
(E) pela impossibilidade de antecipação de pagamento de parcelas.

Comentário: A resposta era o conceito de CDC: empréstimos/financiamentos para pessoas físicas ou jurídicas, podendo envolver bens. E quando é envolvido um bem, como um carro, ele é alienado (registro do gravame).  

 

2 comentários:

  1. Rafa grande prof...tô aqui de novo. Quero te dizer que graças as tuas maravilhosas aulas só errei uma de Conhecimentos Bancários.
    Já atualidades eu fui pra banha de 5 errei 3...Atualidades estava difícil. Achei mais fácil a prova da CEF. Pessoal contratem este rapaz que ama o que faz...Eu recomendo...só me inscrevo aonde ele dá aulas...
    Abração aeeeeeeeee.

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    1. Brigadao RAQUEL!!

      Vamos aguardar o resultado final então!

      Abs!

      Rafael

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